Contas Premium

Educação dos Filhos

| | Filmes Gospel Online
 
Como este mês é dedicado especilamente a família,vamos enfatizar esta matéria baseados no texto que se encontra no livro de Lucas 2. 39-52. 


Falaremos da educação de nossos filhos. Atualmente temos uma grande crise na área educacional em nosso país e algumas tentativas para melhorar esse problema que vai se agravando a cada dia não é alcançado o êxito. Hoje existem diversas crianças e adolescentes que hoje estão sem escola, sem o aprendizado básico.


Alguns pais por não terem o recurso necessário, colocam os seus filhos para os ajudarem trabalhando nas lavouras e outras atividades, tirando-lhe a oportunidade de adquirir o conhecimento intelectual e espiritual, produzindo assim a triste delinquência juvenil. 


A tarefa de educar não é só da escola e sim da família e da igreja. Será que temos cumprido bem essa função?



São vários os problemas enfrentados na família e um desses problemas é a educação de nossos filhos. Sabemos que muitas são as famílias que transferem essa responsabilidade para a escola e as vezes para a igreja, pais que sem saber resolver o problema procuram líderes religiosos,professores, psicólogos, etc. Outros lêem revistas, livros sobre o assunto que, na maioria das vezes são tantas informações que chegamos a ficar perdidos. Nosso relacionamento com os filhos na maioria das vezes envolvem ligações afetivas e isso tem gerado uma grande discordância e problemas na educação de filhos.
Estaremos citando algumas regras universais e normas para esta educação.
Todos os anos seus pais iam a festa da Páscoa em Jerusalem a partir daí podemos tirar lições a respeito da educação que Jesus recebeu naquele lar tão humilde.
  • UMA EDUCAÇÃO QUE OFERECE LIBERDADE, MAS IMPÕE LIMITES.
Os pais de Jesus (v.44,45) ficaram preocupados com o seu desaparecimento e voltaram para procurá-lo. Seus pais deram liberdade de estar naquela festa, dando-lhe um espaço para as suas atividades. Ele tinha que voltar e não o fez, cabe lembrar que desde o princípio da criação do homem, Deus lhe dava liberbade, mas com limites. No Jardim do Éden, Adão e Eva possuíam liberdade quase que total, mas Deus lhe havia imposto um limite de que não era para comer do fruto da árvore (Gn 2.15-17). Infelizmente alguns pais dão liberdade total aos seus filhos e daísurge a libertinagem e alguns filhos acabam dominando os seus pais e quando se há a necessidade de disciplinar os nossos filhos é porque os limites da liberdade foram desrespeitados.
  • UMA EDUCAÇÃO QUE OBJETIVA UM COMPROMISSO RELIGIOSO
A procura de Jesus levou cerca de 03 dias (v. 46) e no final quando o encontraram, ele estava no templo conversando com os Doutores da Lei. Quando foi encontrado ele não estava em nenhum lugar impróprio e declarou: "...me convém tratar dos negócios de meu Pai". Isso nos mostra que desde a instrução de seus pais ele assimilou bem os princípios bíblicos. Devemos proporcionar, motivar e estimular os nossos filhos a ter um compromisso maior com o Reino de Deus, precisamos despertar os em nossos filhos o interesse em ir a Casa de Deus. Em nossa comunidade a diversas pessoas que falam tão mal da igreja e mesmo assim querem que seus filhos a frenquentem. O Pr Caio Fábio em seus livro "O que Deus uniu, diz: "Precisamos ensinar os filhos a amar a Igreja, os irmãos e o Pastor. Mas as vezes você critica tanto a igreja, os irmãos e o Pastor, que seus filhos acabam não tendo quaisquer referências positivas sobre fraternidade".
  • UMA EDUCAÇÃO QUE POSSUI A MARCA DO DIÁLOGO
Os pais tem a incumbência de dialogar com seus filhos e quando se falar em dialogar os filhos tem o direito de falar e os pais não podem monopolizar a conversa numa demonstração de autoritarismo.
Muitos pais querem falar pelos seus filhos e alguns utilizam até de palavras impróprias, agressões, ameaças, mentiras, xingamentos, apelidos, etc. O sábio Salomão declara: " A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15.1). Para que exista uma boa comunicação com os filhos os pais devem gastar mais tempo com eles e ter um relacionamento amoroso, alegre e afetivo. O relacionamento entre pais e filhos não é composto só de regras, mas sim de um envolvimento melhor entre eles.
  • UMA EDUCAÇÃO QUE ATINGE A PESSOA INTEGRALMENTE
O texto conclui que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens (v. 52). A educação que Jesus recebeu de seus pais lhe proporcionou um crescimento integral, tudo que um filho precisa saber para desenvolver-se e amadurecer. Pais!!!! quantos de nós estamos oferecendo somente uma educação intelectual aos nossos filhos? A legítima educação é aquela que atinge em todas as áreas, proporcionando a eles um desenvolvimento intelectual, físico, espiritual e social. Será que nosso filhos estão sendo educados desta forma?

Que possamos pensar melhor na educação de nossos
 filhos e não deixar de cumprir aquilo que Deus através de sua palavra nos deixou para colocarmos em prática. 

Rubenilson Maia Baena
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link Quebrado? Reclamações, Elogios ou Sugestões? Por favor comente para podermos melhorar!